INSPIRE-SE

Compartilhe


Guia prático: aprenda a fazer o efeito ombré nas paredes

O efeito ombré é umas das tendências atuais da decoração de ambientes. Apesar de parecer complexo, é mais simples do que você imagina.

Ele consiste no uso de duas ou mais variações de cores, para gerar um efeito gradiente na parede. Mas atenção, o efeito ombré não é um degradê comum. E saber a diferença entre eles é fundamental para conseguir um bom resultado.

Para conhecer mais sobre o efeito ombré, sua utilização e formas de fazer, preparamos esse artigo. Então vem com a gente!

O que é o efeito ombré?

O termo ombré é francês e, em uma tradução livre, quer dizer sombreado. E é justamente a delicadeza do efeito que o torna tão bonito e desejado. Ele consegue trazer sensações de relaxamento e bem-estar.

É perfeito para ambientes que pedem leveza, como a sala de estar e o quarto de uma criança. Mas pode ser aplicado em qualquer cômodo. Ele funciona bem tanto em um ambiente completo quanto em um detalhe ou só uma parede de um quarto.

Existem, basicamente, duas variações de ombré. Uma com o gradiente de uma cor até o branco e outra de uma cor mais escura até suas tonalidades mais claras. Assim, você pode soltar sua criatividade (veja sugestões de cores!). Um ombré de azul claro ao branco traz o céu para a sua casa, um de laranja pode remeter ao pôr do sol.

Mas afinal qual a diferença entre o efeito ombré e o degradê?

Efeito ombré x degradê

Apesar de parecidos, o efeito final de um ombré é bem diferente de um degradê. A maior diferença está na forma da transição das cores. Em uma parede com degradê, é possível perceber todas as mudanças. Há uma divisão clara de onde termina um tom e começa outro.

Já no efeito ombré, não há uma demarcação clara dos tons. Seu efeito sombreado traz um resultado mais delicado e natural para a pintura. Por essa razão, ele exalta as sensações de paz e tranquilidade nos ambientes.

Horizontal ou vertical?

Normalmente, o efeito ombré é feito na horizontal. Mas, como já dissemos, ele permite que você solte a sua criatividade. Assim, é possível aplicá-lo de outras maneiras como na vertical, na diagonal ou até em formas geométricas.

Claro que as variações exigem mais técnica e cuidados especiais. Então é hora de colocar a mão na massa e aprender a fazer o efeito ombré.

Como fazer uma parede com efeito ombré?

O primeiro passo de qualquer projeto é planejar exatamente o que você fará antes de começar. Por isso, para pintar uma parede com o efeito ombré, você tem de definir antes as cores e os efeitos que deseja. Após isso, começa o trabalho propriamente dito.

Preparação

como em qualquer tipo de pintura, uma parede preparada facilita todo o processo e te ajuda a economizar tempo e dinheiro. Então, dependendo do estado da parede pode ser preciso, lixar, passar selador , massa e impermeabilizante. É muito importante que a parede esteja em um tom neutro. Caso ela tenha alguma tinta mais escura, será preciso passar um ou duas demãos de branco.

Cores e misturas

Para conseguir o efeito desejado é preciso pintar a parede com a cor base mais clara. Se for, por exemplo, do azul ao branco, é preciso pintar de branco. Se for alguma outra cor, começar sempre pelo tom mais claro. Após pintar, espere secar totalmente e dê outra demão, se necessário. Outra dica é já testar as misturas de cores das transições. Isso facilitará o próximo passo.

Divisão em seções

Para se conseguir o efeito desejado, divida a parede em seções exatamente iguais, de acordo com a quantidade de cores que você vai usar. O mais recomendado é começar com 3 áreas apenas.

Comece a pintar

Com as seções definidas. É hora de pintar. Comece pelo centro, com os tons intermediários, e depois vá para a cor mais escura (a mais clara é a base). Não espere a tinta secar completamente, é importante que ela ainda esteja úmida para o próximo passo.

Borda úmida

Esse é o grande segredo do efeito ombré! Com um pincel “4”, pinte a borda inferior que marca a divisão entre a cor do meio e a parte inferior. Como as tintas ainda estão úmidas, elas vão se misturar. Repita isso até conseguir chegar no efeito desejado. Se precisar, use um pincel diferente para repintar a cor do fundo.

Seções pequenas

Para o efeito ficar uniforme, priorize pequenas seções da parede de cada vez. E atenção à forma de usar o pincel. Você deve segurá-lo em um ângulo de 45 graus, para conseguir um resultado uniforme. Comece fazendo um “X” com o pincel, para se misturar melhor, desse modo você conseguirá chegar ao gradiente desejado.

Finalização

Repita os passos 5 e 6 quantas vezes forem necessárias. Após chegar no resultado esperado, deixe secar completamente.

Agora que você já sabe como fazer o efeito ombré é hora de soltar a sua criatividade. Conte com as tintas Leinertex para te auxiliar em todos os passos da sua pintura. Somos a marca líder nas regiões Centro-Oeste e Norte e referência nacional de qualidade! Clique para conhecer mais.


Siga a Leinertex nas redes sociais