Tendências 2022: como fazer um ambiente monocromático
O ambiente monocromático está em alta e não é de hoje. Há já alguns anos aparece com tendência em sites e revistas de decoração. Isso porque, é uma forma elegante e ousada de compor um ambiente.
Mas como fazer um ambiente monocromático? Qual cor escolher? Posso fazer em qualquer ambiente?
Foi para responder a estas perguntas e tirar todas as suas dúvidas, que criamos esse post. Então, vem com a gente e boa leitura!
O que é um ambiente monocromático
De forma simples, é um espaço em que um único tom é predominante nas paredes, tecidos, móveis e decoração. Ou seja, é deixar um cômodo todo da mesma cor. Além de elegante, ele traz muito estilo e personalidade para a sua casa.
Um ponto importante a ser ressaltado é que um ambiente monocromático não tem nada de monótono. Muito pelo contrário! A partir da definição da cor principal, é possível ter mais de um tom e trabalhar com estampas e texturas. Assim, dá até para mudar a percepção do espaço, apenas com as diferenças na tonalidade, como mostramos neste outro artigo.
Já para a seleção da cor é muito importante você conhecer as sensações e estímulos que uma traz.
Cores e espaços
O momento mais importante na hora de criar um ambiente monocromático é a escolha da cor. Como ela vai dominar o espaço, precisa ser escolhida com sabedoria e atenção. Afinal, a cor vai demandar não somente a pintura das paredes, mas também uma transformação nos seus móveis e objetos de decoração.
Nós sabemos que qualquer escolha é subjetiva e depende tanto do ambiente quanto do seu gosto pessoal. Porém, cada cor traz sensações diferentes. Nós já fizemos um post completo sobre o tema que você lê aqui, mas é sempre bom reforçar!
Significados e sensações das cores
- Vermelho: energia, alegria e criatividade;
- Amarelo: leveza, otimismo e inspiração;
- Laranja: comunicação, felicidade e prosperidade;
- Verde: crescimento, bem estar e esperança;
- Azul: segurança, saúde e tranquilidade;
- Roxo: sobriedade, luxo e feminilidade;
- Rosa: romantismo, pureza e delicadeza;
- Cinza: solidez, estabilidade e sabedoria;
- Preto: seriedade, prudência e sofisticação;
- Branco: paz, calma e tranquilidade;
Tons e ambientes monocromáticos
Você já viu o que cada cor representa, mas suas tonalidades e onde serão utilizados também são fundamentais. Portanto, após definir a cor, é hora de entender como ficará na prática.
Como usaremos apenas uma cor, o ideal é escolher um tom mais leve para servir de base e explorar suas variações. Assim é possível trabalhar seu gradiente tanto mais escuro quanto mais claro.
Do mesmo modo, abuse das texturas e tecidos. Busque sempre tons complementares, mas pode apostar em florais, desenhos geométricos e padrões mais abstratos. Tapetes, cortinas e estofados são ótimos para trazer tonalidades fortes e marcantes.
Já ao pensar nos ambientes, lembre-se de suas características. Cada ambiente tem diferentes utilizações e exige soluções adequadas. A cozinha, por exemplo, é sempre alegre e animada e pede organização. Ela aceita desde cores vibrantes como o vermelho, laranja e amarelo, até tons suaves, como o branco o cinza e o rosa. Tudo depende do seu gosto! As cores mais fortes dão um ar de modernidade, enquanto as neutras trazem sofisticação.
Por outro lado, uma sala ou um quarto exigem mais tranquilidade. Assim, aposte em tons mais pastéis e deixe os fortes para detalhes de decoração. Os azul, o verde e o cinza são os mais indicados. Outra opção muito interessante é usar um papel de parede em uma das faces, trazendo mais aconchego e sofisticação.
Cores são com a Leinertex
Nossa missão é levar cor para o mundo. Então na hora de pintar sua casa de uma, duas ou quantas cores quiser, conte com a Leinertex. Temos uma linha completa de tintas e materiais para a qualquer projeto. Até onde sua imaginação mandar.
Clique aqui e conheça as tintas Leinertex.