Pintura geométrica: tendência que transforma ambientes
A pintura geométrica é uma técnica incrível capaz de transformar e modernizar os ambientes. Pode ser utilizada em salas, cozinhas, escritórios, espaços comerciais e até mesmo em quartos.
Com criatividade e imaginação, é possível criar composições harmônicas que fazem toda a diferença. Um cantinho que estava esquecido, pode se tornar o charme da casa.
Confira agora algumas inspirações, dicas e razões para adotar esse estilo.
Por que investir na pintura geométrica?
Certamente, para quem pretende fugir do branco e trazer mais cor e identidade ao ambiente, a pintura geométrica é uma saída perfeita. Para deixá-la ainda mais bonita e atraente, você pode combinar a arte com uma gallery wall: um conjunto de quadros e fotografias que trazem mais personalidade e aconchego para o espaço.
Definitivamente, uma boa dica de design é organizar os objetos da sua galeria pessoal de acordo com a paleta de cores presente na pintura geométrica. Este artifício cria pontos de luz e traz mais harmonia entre os elementos escolhidos.
É importante lembrar que não existem regras quando o assunto é decoração. O legal é criar cantinhos que possuam uma identidade única, que combinem com você.
O que considerar antes de fazer uma pintura geométrica?
De fato, as tintas são ótimas opções para quem quer dar um up ambiente sem gastar muito dinheiro. Com a escolha certa de cores e de decoração, uma nova pintura é capaz de reviver espaços e mudá-los completamente.
Simultaneamente a este ponto, as tintas são fáceis de serem aplicadas e permitem modificações e reversões: se você não gostou do resultado final, por exemplo, pode adicionar outra cor por cima da parede.
Em relação a pintura geométrica, antes de realizar o procedimento, é importante definir quais os tipos de figuras serão introduzidas e qual será o conceito do ambiente. Se você quer algo mais sério, descontraído, colorido ou profissional.
Cada estilo presente na pintura transmite uma mensagem diferente. Portanto, é necessário ter em mente que tipo de visual é o mais adequado, quem terá acesso a esse lugar, entre outros fatores.
Enfim, ainda está com dúvida se deve ou não dar uma chance para a pintura geométrica? Confira algumas recomendações abaixo para fazer uma escolha assertiva.
Defina a área que você deseja pintar.
Em primeiro lugar, defina bem a área que você deseja pintar. Seja cuidadoso na hora de escolher o tamanho da arte e o local onde ela será aplicada, isso fará toda a diferença no resultado final.
Uma recomendação interessante é criar formas entre a junção de duas paredes. A aplicação do recurso em lugares estratégicos ajudará a criar uma sensação de simetria.
Escolha das formas geométricas.
Anteriormente, falamos sobre como a escolha das figuras geométricas é importante. Na hora de definir as formas, considere além do seu gosto, o efeito que você espera dar ao ambiente.
Listras e formas alongadas, por exemplo, dão sensação de maior amplitude, enquanto desenhos em formas menores parecem diminuir o espaço.
Por isso, é aconselhável usar desenhos em formas maiores para ambientes menores e vice-versa.
Escolha da paleta de cores.
Definida a área que será pintada, o tamanho e as formas geométricas, é hora de escolher a paleta de cor. Ela dará vida ao seu ambiente.
Se você deseja um resultado mais minimalista, a aposta deve ser em uma paleta mais neutra, não fugindo ou extrapolando nos contrastes.
No entanto, para criar artes mais elaboradas ou com um estilo mais pop, considere o uso de cores mais vibrantes e diferentes.
A paleta de cores pode ser composta por cores complementares, análogas, ou outro padrão de sua preferência. Nesta etapa, solte a sua criatividade.
Como transformar um ambiente com pinturas geométricas?
Primeiramente, antes de colocar a mão na massa, separe todo o material necessário: você precisará de tinta de parede, um rolo de pintura pequeno, proteção para o chão, pincel, fita crepe ou lápis e uma bandeja para pintura.Também é fundamental garantir que a parede esteja limpa para não comprometer o resultado final. Agora, basta seguir as seguintes etapas:
- Faça a marcação com fita crepe ou lápis;
- Coloque a tinta na bandeja e mergulhe o rolinho, não se esqueça de tirar os excessos;
- Pinte a área marcada e espere secar;
- Faça o acabamento com pincel, se necessário;
- Espere a tinta secar.
Ao mesmo tempo, para obter resultados duradouros, é necessário investir em tintas com boa qualidade. Elas fazem toda a diferença no acabamento e no aspecto que a sua pintura geométrica terá.
O nosso conselho é investir nas tintas da Leinertex. Presente no mercado há mais de 40 anos, a empresa é líder de vendas nas regiões Centro Oeste e Norte.
A marca possui um portfólio com mais de 2 mil cores de tintas, revestimentos, texturas, esmaltes, vernizes, entre outros produtos especialmente desenvolvidos para transformar e embelezar ambientes.
Além disso, a Leinertex conta com um laboratório de alta tecnologia que assegura a qualidade das matérias-primas e dos produtos finais.
Quer saber mais? Clique aqui e conheça as melhores opções de tintas para você se inspirar.