Truques profissionais: como calcular a quantidade de tinta para a sua obra
Um dos grandes desafios para quem está construindo ou reformando é calcular a quantidade de tinta que vai usar. Qualquer erro impacta diretamente nos custos e no tempo gasto na obra. Se sobrar é prejuízo certo e se faltar, além da perda de tempo, você ainda corre o risco de pagar mais caro pelo mesmo produto.
Então, como calcular a quantidade de tinta necessária para sua pintura?
Para responder essa pergunta e te ajudar a não gastar mais do que o necessário, a Leinertex preparou este artigo com tudo o que você precisa saber.
Antes de calcular a quantidade de tinta
Existem alguns fatores que influenciam muito na hora calcular a quantidade de tinta. Então é preciso estar atento a todos os detalhes antes de começar a fazer contas. Por exemplo, qual o tipo de acabamento atual da parede? Ela está pintada de uma cor escura ou clara? A parede está em bom estado ou precisa de reparos?
Assim o primeiro passo é analisar o ambiente.
Planejamento e preparação
Esse é um dos segredos do sucesso de qualquer obra. Antes de qualquer ação, estude o espaço e planeje sua pintura.
Alguns fatores para levar em consideração:
- O tipo de superfície que será pintada – cada superfície tem particularidades e tintas indicadas. Madeira, gesso ou alvenaria exigirão soluções e cálculos diferentes.
- O estado das paredes – paredes com falhas e buracos podem exigir mais correção e uso de produtos específicos para a preparação ideal.
- Cores do ambiente – esse é um ponto fundamental. Se o espaço que será pintado tem uma cor escura e a nova pintura será clara, mais demãos serão necessárias. Então é preciso levar isso em consideração.
- Tipo de tinta – há diversos tipos e linhas de tinta. As mais comuns e indicadas são as acrílicas, mas para cada linha, há recomendações diferentes. Uma tinta econômica vai precisar de mais demãos que uma premium por exemplo. Saiba mais aqui sobre a tinta super acrílica Leinertex.
- Preparação – o primeiro passo para qualquer pintura é preparar o espaço. Assim, limpar, lixar, tirar pontos de mofo e corrigir são passos essenciais para entender as necessidades de cada ambiente.
Tinta sendo preparada
Mãos à obra: como calcular a quantidade de tinta certa
A grande referência para o cálculo são as embalagens das tintas que você vai usar. Sempre opte por tintas com certificações da ABRAFATI. Desse modo você tem a garantia de estar comprando um produto de qualidade. É o caso da tinta Leinertex, que participa do programa “tinta de qualidade”, e passa por testes e avaliações constantes e sistemáticas.
Como Calcular
Para começar, tenha em mente que o rendimento é calculado por metro quadrado. Assim, é preciso medir a área a ser pintada e descontar os espaço de portas e janelas.
Se tiver dúvidas, siga os passos:
- Tire medidas da altura e do comprimento da parede a ser pintada e multiplique os números. Esse valor é a metragem quadrada dessa parede.
- Repita a mesma operação, subtraindo a metragem quadrada das portas e janelas. Por exemplo, se uma parede tem 10.8 m² (4 x 2,7mts), mas tem uma janela de 1,40m² (1,20 x 1,20mt), sua metragem quadrada será 9,36m²
- Some a metragem quadrada de todas as paredes que serão pintadas. Lembre de contar com o teto, caso for pintá-lo!
Com a metragem em mãos, confira na embalagem o rendimento da tinta. Então, divida a metragem total pelo rendimento e você terá a quantidade de latas necessárias.
Atenção!
O Programa Setorial de Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias mudou a forma de cálculo do rendimento das tintas. Agora o rendimento que aparece nas embalagens é o total e não o por demão. Antes era necessário multiplicar pelo número de demãos necessárias, o que confundia e dificultava a conta.
Exemplo de como calcular a quantidade de tinta
Para facilitar a compreensão, vamos fazer o cálculo para pintar uma sala de visita. Para isso, vamos usar a Tinta super acrílica Leinertex.
A sala é retangular e tem 4 paredes, sendo duas de 5 x 2,70 m e duas de 3,5 x 2, 70 m e o teto com 5 x 3,5 m. Além disso, tem uma janela de 1,6 x 1,2 m e uma porta de 0,9 x 2,1 m.
A soma então seria:
Parede 1 – 13,5 m² (5 x 2,70 m)
Parede 2 – 9,45 m² (3,5 x 2, 70 m)
Parede 3 – 11,58 m² (13,5 m² – janela 1,92 m²)
Parede 4 – 7,56 m² (9,45m² – porta 1,89 m²)
Teto – 17,50 m²
Total: 59,59 m²
Levando-se em consideração que um galão (3,6 l) da tinta super acrílica Leinertex rende 24 m², chegamos à seguinte conta:
59,59 m² / 24 m² = 2,48
Assim, vamos precisar de dois galões e meio de tinta para pintar todo o ambiente.
Agora que você aprendeu a calcular, é hora de botar a mão na massa. Ou melhor, nas tintas! Conte com a Leinertex, marca líder nas regiões Centro Oeste e Norte, para a sua obra. Temos uma linha completa de produtos e mais de duas mil opções para trazer cor para o mundo.
Clique para conhecer a Leinertex.