INSPIRE-SE

Compartilhe


Aprenda com profissionais: como tirar o mofo da parede de forma definitiva

O mofo é um dos maiores problemas que você pode ter em sua casa. Além da parte estética, ele pode até causar problemas de saúde. Por isso, ao encontrar algum foco, é preciso tirar o mofo da parede o mais rápido possível.

Existem várias receitas caseiras, que você encontra por aí. Porém algumas resolvem apenas parte do problema, enquanto outras simplesmente não funcionam. Não perca tempo inventando moda!
Acabar de vez com o mofo dá trabalho e pode exigir ajuda profissional. Por essa razão, nós da Leinertex, preparamos esse artigo para te ajudar a entender e resolver o problema de uma vez por todas.

Se preparando para tirar o mofo da parede

O primeiro passo para resolver um problema é conhecê-lo. O mofo é um tipo de fungo, que se desenvolve em locais quentes, úmidos, escuros ou sem uma boa circulação de ar. Ou seja, uma boa parte dos cômodos de uma casa está sujeita a ter mofo. Mas há causas, além das condições do local, para o aparecimento do problema.

O mofo acontece por duas razões principais. Ou há algum tipo de infiltração e vazamentos na parede ou ela não foi corretamente isolada na hora da pintura. Por isso, é fundamental, antes de qualquer coisa, descobrir a origem do mofo.

Se a causa for uma infiltração, você precisará de um profissional especializado para resolver. Caso seja uma questão externa, nossos procedimentos que abordaremos adiante resolverão o problema.

Como evitar o mofo?

Mas como evitar que esse problema apareça? A melhor abordagem é a prevenção, antes que o mofo se torne um inquilino indesejado.

Quais as áreas mais preocupantes?

Em primeiro lugar, defina quais são as áreas que merecem a sua atenção: observe se algum ambiente está propenso a inundações, se há algum começo de infiltração, se existe algum vazamento persistente. Esses são fatores fundamentais para evitar que o problema se instale.

Ventilação já

Ambientes bem ventilados são importantes em vários sentidos, não sentiria diferente quando o assunto é evitar o surgimento do mofo.

Ao realizar atividades, sempre prefira manter as janelas abertas. Por exemplo, ao lavar roupa ou cozinhar, priorize a circulação de ar.

Corra da umidade

O fungo não aparece se não existir umidade, portanto, evite o acúmulo de água. Após uma chuva forte ou algum tipo de vazamento, mesmo que simples, seque o ambiente assim que possível.

Em casos mais sérios, como enchentes, por exemplo, troque os móveis e roupas de cama que foram acometidos pela água, se não puderem secar completamente. Outra dica importante é não deixar itens molhados pela casa ou muito tempo dentro da máquina de lavar. Sempre prefira estendê-las ao ar livre.

Não abuse dos umidificadores

Não faça uso constante dos umidificadores: eles auxiliam quem sofre de problemas respiratórios, mas podem favorecer o surgimento do mofo. Use desumidificadores e condicionadores de ar.

Limpe e repare calhas

Manter o telhado limpo e sem vazamentos evita que a umidade seja transferida para dentro da casa. Limpe as calhas do telhado regularmente e verifique se não existem danos, principalmente após chuvas fortes.

Além disso, na hora de instalar as calhas e telhados é importante contar com profissionais de confiança. Erros na construção podem deixar a casa úmida constantemente.

Limpeza e decoração

A disposição dos móveis também influencia para o aparecimento do mofo. Deixe-os afastados da parede em pelo menos 2 cm. Na hora de lavar o chão do local, retire-os do ambiente e espere que tudo esteja bem seco antes de colocá-los no lugar.

O local da casa

Algumas regiões são mais propensas ao aparecimento dos fungos, justamente por serem mais úmidas. Casas construídas perto de vegetação e encostas, por exemplo, devem receber tratamento anti-umidade em toda a sua estrutura.

Cuidado com as plantas

As plantas ajudam a manter a qualidade do ar, mas facilitam a proliferação do mofo. O solo úmido presente nos vasos das plantas é um terreno fértil para fungos, que podem se espalhar para outras áreas da sua casa.

Atenção especial ao banheiro

O banheiro é o cômodo mais afetado pelo mofo: ele é um ambiente com pouca circulação de ar e alta umidade, causada pela água quente dos banhos. Para evitar problemas, siga essas dicas:

  • fique atento aos vazamentos, eles podem danificar a parede de outro cômodo, através da infiltração;
  • após o banho, deixe a porta e janela abertas para que todo o vapor saia de lá;
  • se você utiliza cortina no box, mantenha-a esticada, para facilitar a secagem completa. A umidade se acumula nas dobras do material;
  • mantenha o banheiro sempre higienizado. Desinfete o cômodo e seque bem após a lavagem;
  • limpe e seque bem os armários de banheiro. Deixe-os abertos em algum período do dia.

O cuidado com os móveis

A dica que citamos para os armários do banheiro, também é válida para outros móveis. É importante ventilá-los e mantê-los sempre limpos. Além disso, se você possui uma estante de livros, por exemplo, é necessário arejá-los de vez em quando.

Um truque para evitar o mofo é usar saquinhos de sal grosso ou bicarbonato de sódio dentro dos móveis. Esses produtos ajudam a absorver a umidade.

Reconheça o problema

Caso note alguma mancha na parede, não a esconda. A melhor maneira para evitar que o mofo se espalhe, é tratá-lo desde o início. Nada de colocar um móvel ou quadro no lugar, viu? Isso só facilita para que um problema ainda maior se inicie.

Cuidados com a saúde

Muito além da dor de cabeça com obra e pintura, o mofo traz riscos reais à sua saúde. Isso porque há certas doenças diretamente relacionadas ao problema, como a sinusite fúngica e intoxicação respiratória. Além de alergias, espirros frequentes, tosses crônicas e dores de cabeça. Ou seja, não conviva com o mofo!

O ideal é manter as janelas abertas e se possível, deixar a luz do sol entrar. Ambientes arejados são menos suscetíveis ao aparecimento de mofo. Já descobrimos a causa e os riscos do problema, agora é hora de aprender como tirar o mofo da parede.

Como tirar o mofo da parede

Então vamos colocar a mão na massa! É só seguir os passos abaixo para resolver definitivamente o mofo. E nem é tão difícil quanto você pensa.

É hora de limpar e higienizar

Raspar e lixar

O mofo pode se infiltrar e se desenvolver com maior potencial, impedindo sua remoção completa com o processo de limpeza simples. Na maioria das vezes, é preciso ir mais a fundo. Então, mãos à obra.

Com uma espátula, escova de aço e uma lixa grossa, você vai raspar ou escovar, e depois lixar os pontos de mofo. Dependendo do tamanho da área afetada, será necessário o uso de uma lixadeira elétrica. Neste caso, recomendamos a contratação de um profissional.

Desinfecção

O próximo passo para tirar o mofo da parede é desinfetar o local. Por ser um tipo de fungo, ele exige uma higienização completa. Existem produtos específicos para isso, que você encontra em boas lojas de construção. Mas é possível resolver o problema com produtos comuns de limpeza.

Basta misturar 01 parte de água sanitária com 01 parte de água (ou seja, partes iguais). Depois, é só aplicar a solução com uma escova ou bucha mais grossa. É preciso esfregar bem e remover todas as manchas. Recomendamos o uso de luvas de borracha, óculos e máscara; a água sanitária tem odor forte e pode causar ferimentos e intoxicação.

Após a remoção das manchas, é importante molhar a parede com a solução, de maneira uniforme. Aguardar 6 horas. Após esse tempo, enxágue bem a parede com água potável. Espere a superfície secar completamente antes de realizar a pintura.

Atenção: é muito importante remover qualquer resíduo de água sanitária da parede (enxaguar bem) antes de pintar.

Impermeabilizar e repetir!

Estamos quase lá! Para melhorar a durabilidade da pintura é recomendável o uso de um impermeabilizante para parede.
Se o local estiver irregular, recomendamos também o uso de um reparador de paredes, conforme instruções de uso do fabricante. Aplicar produto impermeabilizante, conforme recomendações de uso do fabricante.

Escolher a tinta certa

Pronto, finalmente chegamos à última, mas não menos importante parte. É hora de pintar sua parede. Mas não pode ser com qualquer tinta ou o mofo pode voltar.

Por isso, recomendamos a escolha de uma tinta especial, como a Leinertex Clean que além do ótimo desempenho em cobertura e resistência, possui a funcionalidade de inibir o crescimento de mofo e fungos da parede onde é aplicada devido a um ingrediente específico de sua formulação.

Quer ter outras dicas como essa e conhecer mais sobre pintura e decoração? Se inscreva no nosso site e fique ligado no Inspire-se, o blog da Leinertex.


Siga a Leinertex nas redes sociais