INSPIRE-SE

Compartilhe


Guia prático: dicas e ideias para um teto colorido

Sala de estar com o teto colorido de vermelho

Sala com o teto vermelho Spring Cosmos, da Leinertex

 

Muito além de uma simples manutenção, um teto colorido pode ser também uma alternativa simples e prática para dar uma nova cara aos ambientes. Veja as dicas e inspire-se.

Na hora de fazer pequenas mudanças e melhorias em casa, pintar as paredes costuma ser a escolha mais óbvia. Mas para quem está com o orçamento apertado, ou quer fugir do tradicional, uma boa opção para dar uma nova cara à sua casa é deixar o teto colorido.

As cores podem ser das mais discretas às mais ousadas, mas tudo isso depende de vários fatores, e já vamos explicar melhor. Para isso preparamos um guia bem prático com dicas e  ideias para um teto colorido.

Preparando para o espaço para o teto colorido

Antes de mais nada, o primeiro passo é verificar se existe algum mofo ou infiltração no seu teto. Caso o problema exista, a prioridade é consertar antes da pintura. Passada esta etapa, é hora de preparar o ambiente.

Outra dica para preparar a superfície é utilizar um primer ou tinta seladora para ajudar a uniformizar a área, caso seja necessário.

Cubra os móveis e quinas

A pintura do teto vai fazer alguma bagunça.  Por isso é importante tomar os devidos cuidados com a parede, piso, janelas e móveis. Assim, você vai precisar bastante de jornais, papelões, lona e fita adesiva, para cobrir todas essas superfícies.

Certifique-se de que as bordas das paredes estão bem demarcadas para evitar manchas, especialmente caso o teto seja a única área a ser pintada. Se o projeto incluir a pintura das paredes, o indicado também é começar pelo teto.

Escolha as cores adequadas para cada ambiente

Partindo para a parte mais divertida: definir as cores. Como mencionamos, se a intenção de pintar o teto for apenas melhorar o aspecto, o ideal é escolher cores mais claras como areia e afins. Mas a ideia aqui é se divertir e ousar um pouco mais.

Portanto é preciso levar em consideração o efeito que as cores causam no ambiente. Tons mais claros, por exemplo, são indicados para dar uma sensação de ambiente mais amplo, perfeito para utilizar em espaços menores.

 

Cozinha e área de serviço com as paredes cinza e o teto colorido de amarelo

Cozinha e área de serviço com o teto em amarelo Luscious lemon, da Leinertex

Cores mais escuras podem causar a impressão de achatamento. Logo, são melhores para espaços com o pé direito um pouco mais alto e em lugares que recebam muita iluminação natural. Lembrando que nenhuma regra é absoluta, são apenas dicas para que a escolha não interfira no bem estar dos moradores.

Sala ampla com o teto trabalhado e colorido em cinza

Teto trabalhado e pintado com cinza Chumbo da Leinertex

 

Caso as paredes sejam coloridas, é importante pensar em cores que fiquem bem juntas, como por exemplo: rosa e verde. Recomendamos consultar o círculo cromático para escolher cores que combinam, ou se complementam. No caso de tons mais ousados, lembre-se também que a mobília também deve estar em harmonia com a cor das paredes e do teto.

Sala de jantar com as paredes e o teto coloridos

Sala com o teto rosa Roseraie, da Leinertex

 

Diferentes combinações de tetos coloridos

As possibilidades são infinitas! O teto colorido com certeza é um truque bem prático para fazer uma mudança não muito radical, com um efeito super charmoso. Outra opção bem interessante é separar uma área e pintar apenas parte do teto, juntamente com a parede, e criar uma divisão com o resto do quarto.

 

Corredor com as paredes e o teto coloridas de amarelo

Corredor com o amarelo Sunny at Heart, da Leinertex

 

Outra maneira semelhante de revitalizar um espaço que normalmente não recebe muita atenção, é a pintura contínua entre o teto e uma das paredes de um corredor. A técnica é simples e cria uma decoração atrativa no ambiente por si só.

Entrada e corredor com a porta e o teto coloridos de vermelho

Teto pintado de vermelho Simply Beautiful, da Leinertex

Hora do teto colorido

Depois de todos estes passos, a parte prática acaba ficando bem mais fácil. Prefira aplicar a tinta com um rolo anti respingos e cubra todas as partes uniformemente. Geralmente duas demãos são o suficiente, mas lembre-se de dar um intervalo de cerca de quatro horas entre elas. No fim, utilize um pincel para fazer os retoques dos cantos do teto e bordas de portas e janelas.

Gostou da ideia e já quer começar a planejar sua próxima transformação em casa? A Leinertex é especialista em cores e tem uma seleção incrível para você experimentar novos estilos. Acesse nosso catálogo e escolha suas combinações favoritas.


Siga a Leinertex nas redes sociais